Uma experiência social envolvendo Pokemon!

“Essa tal de internete é mesmo porreta” – Seu tio avô depois de descobrir que pode achar de tudo na internet. E eu, depois de descobrir que organizaram uma das maiores experiências sociais, utilizando um jogo simples em conjunto com um site de transmissões ao vivo.

TwitchPlaysPokemon é um projeto de alguém muito desocupado com o intuito de juntar outras pessoas desocupadas numa causa nobre: Zerar Pokemon Red. Usando o site TwitchTV, que possibilita qualquer pessoa transmitir um gameplay ao vivo, com chat para interações sociais ao lado da tela e um programa que emula jogos do antigo Game Boy, o TPP juntou mais de 90 mil malucos em torno de todo o globo terrestre para controlar apenas 1 personagem.

Mas como funciona isso? Bom, o que os caras fizeram foi modificar o emulador para que aceitasse alguns comandos que eram dados no chat da transmissão, sendo assim, quando Robertosvaldo comentasse “up”, o personagem ia para cima. Quando Anandávia cometasse “start”, o jogo iria para o menu de opções e por ai vai.

E onde ta a graça e a experiência nisso? Como disse anteriormente, são 90 mil pessoas assistindo e ordenando comandos, sendo que todas elas tem um objetivo comum que seria terminar o jogo… SERIA se todos os humanos tivessem um senso comum mundial e não divergissem em suas opiniões.

Ver o personagem ficar todo indeciso se continua na rota rumo a próxima cidade, encarar os próximos objetivos, ou se vai treinar seu grupo de Pokemons, antes de qualquer outra coisa, é hilário, já que ele praticamente não sai do lugar, só fica dando voltas sem ir para nenhum dos 2 lugares. E por mais que pareça que isso não leve a lugar nenhum, os caras incrivelmente passaram de 4 ginásios em 4 dias de jogos.

Para dar uma animada na experiência, os desenvolvedores criaram um novo comando que altera a forma de movimentação do personagem, trocando entre o modo “Anarquia”, que seria o modo original onde o protagonista obedece a todos e fica andando por ai sem ir quase lugar nenhum. E o modo “Democracia” em que o comando que tenha 100 votos, ou esteja em primeiro dos mais votados nos próximos 15 segundos, é o que será realizado no jogo.

Assim dá para definir, basicamente, os modos como:
-Anarquia: Modo hilário, onde o personagem vai fazer as maiores merdas e cagadas inimagináveis.
-Democracia: O único modo de terminar o jogo, porém, chato.

Para alternar entre cada modo, existe uma votação dos participantes. Se 75% das pessoas digitarem “Democracy” no chat da stream, altera para Democracia, se digitarem “Anarchy” altera para Anarquia. Essa disputa de partidos é intensa no jogo e fica alterando frequentemente desde que foi implantada

A criação dessa votação foi necessária após um ocorrido legal de se analisar: Em um dos prédios de uma cidade qualquer, existe um pequeno desafio, onde o protagonista deve passar por um labirinto de esteiras rolantes, sendo que um passo em falso te leva de volta pro começo. Seria impossível passar se cada um dos 90 mil desse uma opinião diferente de caminhos para seguir, foi ai que surgiu a possibilidade de escolher “Democracy”. Depois de mais de 12 horas preso nesse desafio, a galera escolheu outra forma de movimentação e achou a solução em menos de 2 horas. Para comemorar, voltaram pro “Anarchy” =D e nunca mais saíram do lugar.

Perceba que uma sociedade já foi se formando em tão pouco tempo. Antes de terem um sistema politico, algumas divindades e personalidades famosas já haviam sido criadas.

Dois dos melhores pokemons, o “JLVWNNOOOO” (carinhosamente apelidado de Jay Leno) e “ABBBBBBK (” (gentilmente chamado de Abby), respectivamente um Rattata e um FUCKING CHARIZARD foi deletados sem querem, causando uma grande comoção. Restando apenas um Pidgeotto, num nível consideravelmente alto aos que restaram. Depois de uma das batalhas, ele evoluiu para Pidgeot e virou a única esperança de terminarem o jogo, sendo nomeado automaticamente como “Jesus Bird”, o pássaro que veio trazer a salvação àquele mundo perdido.

Um item chamado “Helix Fossil”, que era sempre usado quando o menu de itens era aberto, foi nomeado como um deus, já que a atitude de usa-lo foi representada como o protagonista pedindo conselhos e orando para Ele.

[Pequeno Update] Depois de um dia com o sistema de votação, o jogou passou a ser totalmente irrelevante e o eleger uma forma de movimentação passou a ser o centro das atenções. Talvez porque ali ou é um ou é outro, suas escolhas são mais visíveis, te tornando mais “influente” naquele mundinho.

Bem acho que já deu pra entender né!

A experiência aqui serve pra mostrar como instintivamente criamos uma sociedade, toda estruturada, com personalidades maiores que nós, dentro de um sistema politico que nos agrade e que nos dê voz! Como naturalmente discordaremos uns dos outros, não porque não gostamos daquelas pessoas, nem as conhecemos, só sabemos o nick internético delas, mas sim porque queremos defender nossa opinião à todo custo, sem ceder!

Se não entendeu nada do que eu expliquei dos sistemas, dê uma olhada na transmissão, é bem bacana: TwitchPlaysPokemon

[Update] Se quiser um resumo do que aconteceu, aqui tem um video

Se quiser ver um post com atualizações resumidas: veja o do Izzy Nobre, que foi aonde conheci essa maravilha, e me inspirou a escrever aqui.

Se não entendeu nada do que eu expliquei sobre tudo e não conhece pokemon: Sinto muito =’C

RIP JAY LENO E ABBY

jlvwno-abk

Anúncios

Um comentário sobre “Uma experiência social envolvendo Pokemon!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s