A Força Despertou (ou Inesperado Post Que Te Convencerá, SEM SPOILER, a Assistir Star Wars 7)

Que ótimo! Você já deu uma chance pro post! Já é um passo, vamos seguindo..

Existem dois tipos de pessoas vivendo neste planetinha: as que assistiram Star Wars e gostaram e as que assistiram Star Wars e ficaram “meh”. Há quem diga sobre um outro tipo, os que nem viram Star Wars, mas essas nem estão de vivas de verdade.

Se você já assistiu Star Wars e gostou, meu argumento pra você assistir o novo filme é: mano que que cê tá fazendo aqui lendo isso?

Se você assistiu e achou “meh”, mas curte filmes divertidos e acha cinema um ótimo passatempo, abunde-se aqui do meu lado que eu vou te guiar pelo caminho da luz.

Primeiramente quero deixar claro que entendo quem não gosta de Star Wars hoje. Alguns mais velhos não iam no cinema quando mais novos, os mais novos não eram nascidos pra ir no cinema e, por isso, talvez não estejam acostumados com o ritmo diferente e alguns efeitos da primeira trilogia – embora, hoje, é mais fácil encontrar DVDs com os efeitos atualizados do que as cópias originais – que, a propósito, são ótimos filmes de aventura até hoje. Há quem tentou assistir a trilogia mais recente, mas ela não chega aos pés do que é a primeira, com o nível de aventura baixíssimo e ritmo mais lento que assistir grama crescer – sem contar que a história desses filmes deveriam explicar um pouco mais do universo de Star Wars, mas acabou confundindo mais ainda as coisa, um desastre!

Segundamente: se eu chegasse pra você e falasse “ou vai lá ver o filme é mór bom” você provavelmente me responderia “ah sei la” ou “já tentei assistir os outros, mas pff” ou “não é pra mim esses filme de navinha pew pew pew espadinha” e você provavelmente nem iria assistir. Por isso, além de “ou vai lá ver o filme é mór bom”, eu completo com “esse filme é totalmente diferente, mas ao mesmo tempo igual aos filmes antigos!

“ah mas Pedro como assim??!!” Eu explico jovem padawan!

Os novos episódios dessa saga terão o mesmo senso de aventura, de diversão, de mistério, TUDO dos filmes de 1970~80 que os tornaram tão memoráveis e marcaram tantas pessoas. Além disso, pretendem renovar para a geração atual de filmes, com mais rapidez, fluidez, efeitos bacanas, história mais envolvente e coesa! É um mix de tudo o que fez a saga boa com tudo o que pode torna-lá atual e boa para novos espectadores.

Sobre o Star Wars Episódio 7 – O Despertar da Força: Confirma tudo o que disse no parágrafo anterior. Mesmo molde de roteiro de Star Wars 4 – Uma Nova Esperança, porém mais rápido, mais explosivo, mais engraçado, mais divertido, com toques FODAS de nostalgia pra quem já é fã, mais dramático, tudo que era ótimo ficou ainda melhor. Atual é a palavra que define.

Você provavelmente deve pensar “aah até iria assistir, filme de aventura é bacana e tals, mas nem vi os outros filmes…”. Não esquente a cabecinha, pois eu preparei um pequeno resumo pra você chegar com uma noção básica sobre o que tá rolando (apesar de que eu conselho muito fortemente você se esforçar pra assistir e entender a história).

Primeira Noção Básica: Linha do tempo de lançamento dos filmes.

De 1977 até 1983 foram lançados 3 filmes, nesta época sem a numeração, contando uma história fechadinha e bonitinha. Esses filmes são: Star Wars – Uma Nova Esperança, Star Wars – O Império Contra-Ataca, Star Wars – O Retorno de Jedi. O mundo explodiu. Ninguém tinha assistido tais maravilhas. Pessoas ao redor do mundo ficaram fanáticas. George Lucas, o criador da bagaça, aproveitou e inovou no mercado com tantas propagandas e brinquedinhos e tudo o que ele podia pra sugar dinheiro dessa franquia. Pessoas escreveram histórias não-oficiais, algumas se tornaram livros autorizados que expandiam ainda mais o universo e a história de 3 filmes foram crescendo como uma bola de neve descendo a colina.

De 1999 até 2005 foram lançados 3 filmes recentes que explicavam o que levou aos acontecimentos dos 3 primeiros filmes. Por isso, a tal chamada “trilogia nova” é numerada do 1 ao 3, e a trilogia antiga é numerada do 4 ao 6. Porém essa parte realmente não importa muito pra quem vai assistir à Nova Nova Trilogia.

Sim, o filme 7 dá início a uma nova nova trilogia.

Segunda Noção Básica: O Que Você Deve Saber.

Tudo se passa há muito tempo atrás, numa galaxia muito muito distante. Não tem nada a ver com a Terra, esquece tudo o que você sabe sobre tecnologia, meio de comunicação, de locomoção, TUDO. Você vai ouvir nomes de aparelhos que ninguém faz ideia do que seja. Isso é feito de propósito pra que você se sinta perdido e pensando “não faço ideia do que é essa tal de rebimboca de pneumatropos alinhados, os cara tão realmente muito avançado”.

O Império dominava boa parte da galáxia e quem mandava na porra toda era o Imperador Palpatine(um Lord Sith, ou um dos cara que usa a força pro mal), junto com seu braço direito/pau mandado Darth Vader(outro coisa ruim que usa a força pro mal). Os dois usavam o lado negro da força para comandar, embora poucas pessoas botavam fé nessa “mística da força”. Eles possuíam uma arma poderosa que destruía planetas chamada Estrela da Morte.

Do outro lado havia a Resistência, os Rebeldes, que lutavam contra o domínio do mal do Império. Uma personagem muito importante para essa luta é a Princesa Leia, que conseguiu dados capazes de mostrar as fraquezas da Estrela da Morte. Ela é capturada pelo Império, mas consegue enviar dois Droids (aquele amarelinho comprido e o baixinho azul e branco, ou C3PO e R2D2) com as informações para o planeta de um dos poucos Jedi (cavaleiros que utilizam a força para o bem), Obi-Wan Kenobi.

Coincidentemente, neste planetinha, vivia um menino faceiro chamado Luke Skywalker. Ele morava com seu “tio” e “tia” num lugar bem desgraçado de ruim, trabalhando na fazenda da família. Um belo dia, dando um rolê com seu tio pra comprar uns robôzinho show pra ajudar na colheita, ele acaba encontrando os Droids da Princesa, compra-os e descobre a informação que eles guardavam. Coincidentemente (muitas coincidências) o menino conhecia o tal Kenobi, leva os droids pro Jedi, descobre que também tem grande controle da Força, que esse Obi-Wan tinha treinado seu pai, mas este foi morto por Darth Vader. Luke descobre que, enquanto procurava o Jedi, seus tios foram mortos por uma galera do Império e decide se juntar à Aliança Rebelde (uhul!). Eles conhecem um vendedor de tranquera/camelô espacial/faz de tudo um pouco que topa-los até a base da Resistência, chamado Han Solo e seu amigo Chewbacca. Eles conseguem chegar, entregam os planos, se juntam e várias navinhas, pew pew pew, explode explode, Darth Vader encontra Obi-Wan, eles lutam, Obi-Wan “morre”, a Estrela da Morte explode, vitória da Aliança Rebelde…. esse é o fim do filme 4 (ué).

Filme 5: A Estrela da Morte foi destruída, mas a guerra contra o Império permanece. Luke descobre que Obi-Wan, através da força, ainda vive como um “espirito” guia. Obi-Wan o aconselha a procurar outro mestre Jedi chamado Yoda para treinar o controle da Força e como evitar o Lado Negro. Luke aprende que, para não cair na desgraça, é necessário não sentir medo, não sentir raiva, ser piedoso, não procurar pelo poder supremo ou pelo caminho mais fácil até ele. Enquanto isso, Han Solo, Leia e Chewbacca estão fugindo do Império, mas acabam caindo numa armadilha feita por um dos amigos de Han, Lando, que foi obrigado por Darth Vader a trai-los. Luke sente que seus amigos correm perigo e pausa seu treinamento para ajuda-los. Han Solo é congelado, Leia, Chewbacca e Lando (arrependido) ficam boladíssimos. Luke chega pra salvar o dia, encontra Darth Vader, eles lutam, UON UON, sabre de luz, UON UON, Darth Vader sabe que Luke é forte e tenta seduzi-lo, Luke resiste, Darth Vader corta sua mão fora e o deixa encurralado diante de um precipício, Luke está sem esperanças, Darth Vader confessa “Eu sou seu pai, olhe no seus sentimentos, você sabe que é verdade”, Luke “NAAAAAAO” e pula do precipício, sendo salvo por Leia, Lando e Chewbacca, que procuram uma forma de resgatar Han Solo. Fim do filme 5.

Filme 6: Eles encontram Han Solo, salvam o cara, vazam dali e voltam pra guerra contra o Império. Descobrem que uma nova Estrela da Morte tá quase pronta e juntam mais uma vez a galera pra destruírem de novo mais uma vez again e por um fim ao Império. Várias coisas rolam, mas o importante é Luke no seu segundo confronto com Darth Vader, agora como pai e filho. Mais espadinha UON UON anda anda ataca defende UON pula UON cai UON Luke derrota Darth Vader, este fica caído no chão aos pés do Imperador Palpatine, que diz para Luke finalizar seu pai ali mesmo e assim entrar por completo no lado negro. Skywalker poupa seu pai e desiste de terminar a luta, o Imperador fica de extremo recalque e manda uns raios do dedo pra cima de Luke. Darth Vader se levanta e encara a cena: O Imperador traidor que queria que ele morresse soltando raios no seu filho piedoso que conseguiu ficar do lado show da Força. Um instinto dentro dele se revolta, ele pega o Imperador, toma uns choque firmeza pra ficar esperto e arremessa o Palpatine num foço desgraçado que faz toda a bagaça explodir! Luke e Darth Vader tentam fugir, mas o Mestre do Mal (nem tão do mal assim) está enfraquecido e não pode prosseguir. Os dois tem um momento bonitinho “pai e filho”, Darth morre, Luke foge e encontra com seus migo que ajudaram a destruir a Nova Estrela da Morte, eles festejam, Leia e Solo formam um casal bonitinho, sobe os créditos, fim!      ?

Muitos anos depois, uma nova ordem, chamada Primeira Ordem, recomeça os trabalhos do Império com a ajuda dos Cavaleiros de Ren, um pessoal que, assim como os Sith, usam o lado negro da Força pra causar destruição e coisa ruim tipo mover estante um centímetro pra você topar o dedinho.

E é daí que começa o episódio 7. Você está situado? Se sente situado? Interessado, no mínimo? Alguma dúvida? É só me mandar e tentarei responder na medida do possível!

Informações Extras: Toda a saga tem o drama sobre a linha tênue entre os lados da Força, é um tema bastante recorrente e discutido até a última luta entre Luke e Darth Vader. Yoda acaba morrendo, mas é meio que de velhice, só que ele volta em “espírito” assim como Obi-Wan.

Por fim, aproveita que o Whatsapp parou por 48hrs, e você não tem o que fazer, e vai assistir um ótimo filme de aventura no cinema. Você vai gostar. Eu sei!

Deixe um comentário